Mateus 18:15-22 15. Se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
19. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
20. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
21. Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
22. Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Vers. 15 é o nosso primeiro passo de perdão e de ajudar nosso irmão.
"Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão."
Essa é a parte mais linda, pois se você ganhará ele quer dizer que ele está perdido, ou seja, você vai estar "perdoando, amando e protegendo seu irmão", é isso que o perdão faz, por isso dizemos na oração "perdoa minhas ofensas, assim como perdoo a do meu irmão", Jesus diz que quem não ama ao irmão também não o ama ( 1João 4:20 ), tem noção da importância do perdão? Para salvar a vida de um irmão não vale apena deixar de lado o orgulho? a timidez? o medo?
Vers. 16 é o nosso segundo passo, nele já entra o irmão que não quis te ouvir. Além da testemunha você não deve contar o erro do irmão a ninguém para não gerar fofocas ... A testemunha vai contigo para convencer a pessoa de erro dela.
Vers. 17 "E, se ele não os atender, dize-o à igreja", esse é o nosso penúltimo passo, nele nós temos uma opção podemos fazer isso, ou tentar levar outras testemunhas outras vezes para falar com essa pessoa, mas fica a escolha.
Se nada der certo "se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano."
PS: Vers. 20. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles."
Se um desses estiver em pecado Deus não está ali, porque a luz não se mistura com as trevas. Jesus é santo e Ele habita onde há santidade, não onde há pecado. Portanto, se forem se reunir com outros irmãos se arrependam primeiro de seus pecados, se estiverem mal com alguém, vá e peça perdão primeiro para depois se reunir no nome de Cristo.
Já os vers. 21 e 22 nos diz para perdoar em qualquer situação 70x7 vezes, então o irmão aceitando ou não o seu perdão, perdoe-o de todo o coração, pois tudo oque ligar na terra será ligado no céu (vers. 18).
Que possamos abraçar nossos irmãos em todas situações e perdoa-los para que também sejamos perdoamos pelo Pai!
Graça e Paz!