Quando nos sentimos sem saída... a sua mão sempre se estende de formas sutis que nunca esperamos.
Eu não sei você, mas eu em todos meus 22 anos de vida passei por tempos de provações e em muitos deles me senti sem saída, sem solução... pensei que não conseguiria suportar, que era difícil demais para mim, mesmo a palavra de Deus me dizendo que não há provações maior do que eu possa suportar, porque no meu momento de angústia eu só conseguia ver a dor e agonizar dizendo "Deus, me ajuda a sair daqui".
Talvez você já passou ou passe por isso.
Eu tenho algo para te contar... não é a resposta mais confortável, talvez não seja a que você queria ler aqui...
Em 22 anos eu achei que ia morrer e não morri, achei que ia perder meu braço e nunca mais conseguiria escrever e estou aqui escrevendo, achei que ia me afundar na tristeza de não ter a presença de um pai e isso não aconteceu, muito pelo contrário, ainda aprendi a amar o pai que me abandonou, achei que iria ser eunuca e estou noiva, achei que iria ter que suar de tanto trabalhar para pagar uma faculdade e realizar meu sonho e ganhei uma bolsa 100%, achei que mil coisas iriam acontecer de ruim... essas são só algumas das situações que me lembro agora. Mas, a vida é assim... temos dias em que pensamos que nada vai dar certo.
Quando eu pensei que nunca entraria em uma faculdade sem ter que trabalhar muito era porque a porta que eu queria estava fechada... porque a porta que Deus tinha para minha vida era muito melhor, não pelo status que eu estava procurando, no entanto pelas minúcias que o Senhor queria me dar (amigos cristãos, professores respeitosos que não vão contra a fé de ninguém, ...).
Nós achamos que o que queremos é bom apenas porque não podemos ver o que o Senhor tem para nós!
Certo culto em minha igreja um pastor contou uma história de um homem que era muito rico, esse homem estava andando em sua Ferrari e parou em frente a latas de lixo e começou a comer os restos de comida que ali estavam jogados.
Isso não faz o menor sentido não é mesmo?
Pois é! Da mesma forma não faz sentido querermos as nossas vontades quando as vontades do Senhor para nossas vidas são muito melhores e maiores. As vezes nossa vontade é de morrer... imagina se Deus te mata? Você no momento em que pensou que queria morrer não contou com a dor da sua mãe, com a falta que teus amigos sentiriam, com o desfalque que ficaria na tua empresa, na dependência que seus filhos tinham de você. Mas Deus contou com tudo isso quando te disse "Não, não vou te levar agora não", Deus olhou la na frente você contando seu testemunho e dizendo "Ainda bem que o Senhor me poupou. Ainda bem que eu não morri".
Jeremias 29:11
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
Ah, mas a minha vida não é boa...
Ahh.. mas minha vida nada muda... nada nunca fica bom, passa ano e muda ano e eu to na mesma.
Existe o deserto e existe o processo, nos dois depende muito de Deus, mas muito de você também.
No deserto Deus te coloca para te ensinar, você vai passar por provações que Ele sabe que você suporta para te amadurecer, mas você vai precisar aprender a ouvir a voz dele.
Conhece a história de Agar?
Agar estava no deserto prestes a largar teu filho para morrer, sentou distante para não ver, porém nesse momento ouviu a voz de Deus que te abriu os olhos para ver o poço que estava perto dela e mudou o rumo da tua história. O filho que ela achou que iria morrer Deus o tornou uma grande nacao.
Aqui Deus ensina a Agar que em meio as impossibilidades Ele abre possibilidades do impossível acontecer.
Deixando mais claro para nós: eu e você vemos nossas limitações, Deus nos permite chegar no deserto para nos mostrar que Ele pode fazer o impossível, mas nós precisamos crer e andar em direção ao que ele tem para nós ( Deus não deu a água em um copinho para Agar, ele mostrou onde estava, ela teve que ir lá pegar).
E os processos são as situações que vivemos o tempo todo...
Hoje eu estou no processo de formação da faculdade, estou estudando fazendo provas para conseguir meu diploma. Mas também estou no processo para casar, estou no processo da produção desse texto, estou no processo de envelhecimento...
Nós vivemos milhares de processos e neles nós podemos olhar para o negativo " tudo está dando errado na minha vida" ou podemos falar "Ebenezer, até aqui me tem ajudado o Senhor" as adversidades vem, mas será que só estamos olhando para elas? Será que estamos nos acomodando a não estar bem nunca? Parece loucura eu dizer isso, mas pensa bem, quantas vezes você pensa nas coisas boas que te aconteceram e aquilo fica tirando sorrisos de você na sua semana e quantas vezes você olha para situações ruins que aconteceram e isso te deixa triste por vários dias?
Não é um processo claro e visível, mas é um processo possível de ser mudado e moldado.
A diferença entre deserto e processo é que o deserto passa, no entanto o processo é contínuo e fluido, você terá que aprender a viver com ele. Em um momento você será aluno, no outro formando, no outro profissional... em um momento menina, em outro mulher, em outro mãe, tia, avó...
Os desertos são sempre provações, os processos podem ser tempos bons, pode ser um tempo de renovo, tempo de coisas novas.
Em ambos depende da vontade do Senhor sobre tua vida, mas também da tua força de vontade de aprender com o deserto e aproveitar cada processo glorificando o Senhor.
Hoje, para mim é um dia feliz. Eu estava triste com uma série de coisas que me aconteceu, saí de casa por mera consideração a uma pessoa e voltei alegre e cumprindo meu chamado.
Irmãos eu so saí hoje porque tinha falado que ia. Meu ânimo estava zero. Eu estava me sentindo o coco da pata do cavalo do bandido kkkk (frase de amigos do RJ) . Mas, eu decidi sair e em um aniversário de forma tão simples Deus falou comigo.
Eu escrever esse texto é um milagre. Só Deus sabe quantas vezes eu saí de cultos poderosos na minha igreja dizendo "hoje eu vou escrever" e quando cheguei em casa me desanimei.
Só que hoje algo aconteceu... o Senhor me disse " Mergulha" e algo mudou. Eu sabia exatamente o que precisava fazer. Larguei meu discurso " tudo ta dando errado, eu to tão triste, não consigo mudar nada" para "eu posso escrever".
Eu particularmente não sei o que o Senhor tem com meus textos, mas sei que ele me deu esse dom eu vou usá-lo.
Aproveite seus processos, aprenda com seus desertos e viva o novo de Deus na sua vida. Confie nele!
Os planos do Senhor são bons.
Deus abençoe.
Comments