Vou começar com uma resposta, depois você decifra com o texto
Tenho a determinação na minha história
...
Eu estava conversando com minha mãe e ela disse "que saudade da escola" e em um outro contexto ela disse que na época de escola dela a galera não tinha nem uma calça jeans para usar direito.
Eu parei para pensar que na minha época as pessoas tinham calça jeans - Graças a Deus - mas ainda assim eram pobres. E eu fui mais fundo nas lembranças, pessoas me vieram em mente... eu me lembrei que durante um tempo minha condição financeira era muito ruim e eu era tão pobre quanto muitos da minha sala.
No entanto, o que me chamou atenção em lembrar disso não foi a pobreza, mas o que nós fizemos com ela. Afinal, as pessoas que estudaram comigo hoje estão com a mesma idade que eu ou até são mais velhos. Não em um ato de "superioridade", porém nos colocando em um mesmo nível pensei "olha para a minha vida e olha para a deles".
Eu tinha tanto quanto eles para dar errado ou certo. Observe minha história:
Eu moro e sempre morei em comunidade.
Passei por momentos difíceis com minha família por conta do tráfico, já quase perdi familiares com bala perdida, já passei por muitos bandidos e até cumprimentei muitos deles e achei "normal" vê-los perto já que era minha "realidade".
Já tive problemas para sair de casa para ir estudar por causa de guerra de tráfico (e mais, era difícil estudar em casa também por conta dos barulhos e medo).
Dificuldade financeira? Sim, já tive. Minha mãe é uma mulher solteira que sustenta 2 filhas e ela passa por tudo isso juntinho a minha irmã e eu..
Nunca fui filha mimada, minha mãe sempre soube me dizer não quando era necessário e sou grata a ela por isso.
Em relação a inteligência, sempre tive dificuldade de aprendizado; minha mãe gastava horas me ensinando lições da escola.
Olhando minha realidade eu disse "Bom, acho que minha dificuldade é próxima a que eles vivem"e comparo a minha vida com a deles porque sempre estudei em escola pública e sei que essa é a realidade da maioria, são poucos que não vivem isso ou algo parecido; mas como eu vivo hoje e como muitos deles vivem?
Alguns deles tiveram filhos mesmo sendo tão novos e não tendo condições de sustentar uma família, muitos não deram continuidade a uma formação superior ou a uma carreira/um sonho, possuem trabalhos informais sem expectativas de crescimento, e etc. Outros estão na faculdade ou seguindo seus sonhos, construindo um bom futuro para si, um futuro com objetivo e foco. Tiveram aqueles também que já "brilharam" mesmo tão novos, tem sua vida profissional dos sonhos e etc.
Eu continuo morando em uma comunidade, e ainda não tenho a "vida" que gostaria de ter, mas até aqui eu conquistei: inteligência, faculdade, trabalho e descobri meu chamado.
O que percebi nisso tudo é que enquanto alguns deles se limitaram a uma realidade ruim e não ligavam para isso, eu busquei ir além. Mesmo com dificuldade de aprendizagem eu estudava, me dedicava, e obtinha as melhores notas da sala dando o meu melhor para isso (OBS. minhas notas as vezes nem eram tão altas).
A verdade é que tinham muitas pessoas ali mais inteligentes e capacitadas do que eu, o problema é que não sabiam usar sua inteligencia e eu soube usar minha dificuldade para ressignificar minha história, afinal além de tudo aquilo que eu disse sobre minha história eu ainda era tímida (o que me impediria de conquistar muitas coisas), mas eu quis ser diferente.
O que acho engraçado é que durante toda a minha jornada na escola muitos tinham inveja de mim (ainda quando minha nota era um 7, que para mim não é algo bom). Eles tinham essa inveja porque não conheciam o potencial que havia dentro deles, alguns deles estavam se sentindo inferiores por palavras que uma sociedade impõe a eles implicitamente e eles aceitam para si (mesmo não percebendo) ... palavras que dizem que eles não terão um bom futuro porque nasceram na favela. Outros sentiam inveja porque era o que restava já que não queriam se esforçar para conseguir "ir além".
Para mim, todos que conheci eram incrivelmente capazes de ter um futuro brilhante (assim como você pode ter)... mas nem todos sonhavam com isso.
Por isso, te digo:
Conheça a potencia que existe dentro de você e saiba usá-la para brilhar!
Se eu consegui, qualquer um consegue porque eu não sou melhor do que ninguém.
Como você já pôde perceber minha história não me ajudou muito a "ter um bom estudo" ou qualquer vantagem, mas minha força de vontade sim. E essa força existe dentro de cada um de nós, mas na verdade são poucos que querem pagar o preço, as pessoas muitas vezes preferem pedir do que fazer, um exemplo:
Uma vez, em uma prova, eu não aceitei dar "cola" (a resposta) a uma menina, ela simplesmente ficou com raiva de mim e quando eu sai da sala ela me disse:
- Tomara que um dia você precise de cola e ninguém te dê!
Eu disse a ela:
- Eu não vou precisar de cola, relaxa.
Eu prefiro ficar com uma nota ruim e fazer recuperação do que ser um hospedeiro na inteligência de alguém, a questão não é que ela estava mal aquele dia, mas que ela fazia isso sempre porque não queria estudar.
Nós temos que parar de se apoiar nos outros e começar a fazer as coisas acontecerem.
Eu passei 3 anos estudando para o ENEM porque achei que tinha que estudar na UFF que era a melhor faculdade, que isso e aquilo. Sabe onde eu estou? Em uma faculdade particular linda, que mesmo em meio essa pandemia não parou de dar aula e tenho uma bolsa de 100%. Não pago nada da mesma forma e estou em uma faculdade boa, com professores excelentes. E se eu não tivesse bolsa de 100% eu buscava outra bolsa que desse no meu orçamento e pagava, porque eu entendi que não importa se você vai estar na melhor ou pior escola/faculdade... importa se você vai dar seu melhor ou seu pior onde você conseguiu chegar.
Muitos da minha sala não tinham metas, objetivos, não sonhavam; por isso, se eles tivessem aprendido algo ou não para eles daria no mesmo.
O que dita se você vai conquistar coisas ou não é o quanto você busca e se dedica a isso.
Portanto, se você quer algo a minha dica é:
COMECE A BUSCAR HOJE E AGORA.
Direção de Deus
Agora, depois de tudo que falei, se você reconhece que não é bom em algo, comece hoje a buscar a melhoria disso, corre atrás. Ore e peça a Deus para te dar direção.
Pedir direção a Deus é muito importante porque Ele está em tudo na nossa vida e também porque tem momentos que nós ficamos perdidos e, pela fé, compreendemos que Ele trás luz para nosso caminho. Amém?
Porém, uma coisa que acho intrigante no ser humano e que todos nós precisamos melhorar é que nós somos "hospedeiros" até com Deus... nós queremos nos acoitar e deixar que Deus resolva tudo, que fiquemos isento de qualquer preocupação, que sem fazer esforço nenhum "conquistemos o mundo".
Um exemplo:
- Senhor! me ajuda, meu namoro está se acabando.
Ai, ao invés de você cuidar do seu namoro, de conversar com seu companheiro(a) fala para ele(a) orar e vocês resolverem, você faz a "sonsa" ou o "sonso"... finge que nada está acontecendo, deixa tudo como está e diz "Deus vai cuidar para mim".
Querida, querido, acorda! Você tem que fazer tua parte.
Deus vai cuidar do teu relacionamento sim, porque Ele quer o teu bem, mas você precisa se permitir ser usado por Deus, fazer a tua parte.
Presta atenção aqui:
Pedro foi pescar, ele era ruim nisso e Jesus viu que Pedro era ruim... sabe o que Jesus fez?
- Pedro! Joga a rede para o outro lado.
Jesus não pegou a rede e jogou no lugar dele.
Pedro queria pescar, Jesus deu a direção a Pedro, mas não pegando e fazendo no lugar dele.. entende?
Não adianta pedir ajuda a Deus se você não quer ser a resposta da tua oração, se você quer somente que Ele faça o que você deve fazer.
Se você percebeu que tem algo errado você deve dizer:"Senhor, me mostra o que devo fazer para concertar isso"
Sabe por quê?
Porque somos nós que erramos, então por que que Deus que tem que resolver? E mesmo o erro sendo nosso e nós não merecendo nem um pouco.. Deus nos ajuda; mas te ajudar não quer dizer que Ele vá fazer no teu lugar.
Peça direção!
Entendeu? rsrsr
Não leva para o coração, please.
Vou te dizer só uma coisinha:
Você tem algo de especial que nenhum outro ser humano tem, não por possuir por exemplo: determinação, mas por possuir sua história. A sua história e como você conta ela te fazem um ser único, talvez sua forma de conquistar seus sonhos seja diferente do minha... portanto, você deve contar e viver a melhor versão da sua história.
Para concluir, se você quer ter um bom futuro você precisa se dedicar hoje. E você pode, você consegue!
Só busque as ferramentas e a motivação certa.
Comments