Joel 2:28-32:
"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar."
Olá, tudo bem?
Hoje eu preguei sobre essa palavra e vou compartilhar meu esboço com você!
Espero que edifique sua vida.
No livro de Joel temos uma profecia (Jl 2:28-32) nela temos um entendimento de vir um derramamento forte do Espírito Santo em 2 momentos:
Na chuva temporã: chuva próxima¹ e depois um derramamento ainda mais forte na chuva serodia: chuva distante² .
Pode ser individualmente, na vida de cada um (após a morte e ressurreição de Jesus); como foi em atos 2.
Um derramamento muito forte e específico sobre o povo de Deus um pouco antes do Grande dia do Senhor.
Isso se cumpriu parcialmente em atos 2, com o derramar do Espírito sobre os apóstolos.
Temos também 3 momentos dessa profecia:
1- Antigo Israel, que vivia no tempo dos profetas;
*Israel foi chamado para ser o remanescente de imediato nessa profecia, no entanto não se arrependeram e não provaram do reavivamento da reforma prometida.
2- Israel espiritual no tempo de pentecostes, quando o espírito foi derramado;
*aqui a promessa não foi cumprida completamente, mas sim estendida ao tempo deles, onde milhares provaram do derramamento do Espírito Santo. Sendo aqui o início da primeira chuva espiritual. A chuva temporã.
3- Últimos dias da história da terra.
*hoje, enquanto aguardamos a vinda de Jesus somos convidados a provar dessa chuva também, a chuva serodia que será mais abundante ainda e fará com que filhos e filhas profetizem, idosos tenham sonhos e jovens tenham visões.
Ref. : PR. Evandro Fávero - TV novo tempo
- Derramamento do Espírito é algo de Deus não é algo produzido por homens (v. 28)
- É uma promessa a todos os povos (v.28-29)
- Revela o julgamento de Deus às nações - v.30-31
- Revela o propósito de Deus em salvar a humanidade V.32
Hoje nós devemos clamar ao Senhor para receber esse derramar do Espírito, mas devemos entender que é uma ação de Deus e não algo que vem por nossas próprias capacidades.
Referência: PR. Herbert Junker
Avivamento
Ato ou efeito de avivar
Avivar
tornar ou tornar-se mais vivo; animar(-se), avigorar(-se).
reanimar ou reanimar-se; recobrar(-se), despertar.
tornar(-se) mais forte, mais intenso; aumentar, aviventar(-se), intensificar(-se).
o avivamento seria uma bênção concedida às pessoas que creem fervorosamente no Divino Espírito Santo. Desta forma, o ato de se avivar despertaria uma intensa felicidade e paz interior.
- ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus
Muitas vezes entendemos o avivamento como um grande evento terreno que gera "empolgação" em crentes, no entanto o livro de Joel bem como no livro de atos e no decorrer da Bíblia nos mostra o verdadeiro avivamento como um mover sobrenatural de Deus na vida dos que creem, que traz transformação aos que estão ao redor destes, como o declarado em atos 2 onde os discípulos são tomados pelo Espírito para falar em línguas estrangeiras e assim anunciar o evangelho ao povo que foi a festa na região onde estes estavam.
A Bíblia vai nos diz no Sl 119:50:
"O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica."
Vivificar é trazer vida. Só pode-se trazer vida ao que está morto, certo?
Isso me lembra de Ezequiel 37:3-6:
"Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos¹? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR². Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR³."
1- Reconhecimento do pecado, do afastamento da presença.
Primeiro vemos um vale, pode ser visto hoje ou interpretado por nós aqui como "o mundo", naquela época era o povo de Deus.
Nosso mundo hoje está cheio de ossos secos, que seriam pessoas sem o Espírito de Deus, pessoas mortas pelo pecado.
2- Estar sensível a voz de Deus, ao seu chamar.
Essas pessoas passarão a viver ao ouvir a palavra do Senhor a dizer que eles voltarão a ter vida e serão cheios do Espírito.
3- Entender que o avivamento vai vir pura e simplesmente para a glória de Deus.
Agora, passarão a viver uma vida com Deus que glorifique-o.
E para tudo isso se manter e sermos todos os dias vivificados está o salmos 119:50
Somente a palavra do Senhor vai nos avivar e não somente isso, a palavra do Senhor vai nos manter de pé.
Temos 2 ótimos exemplos para nós mostrar isso: Eva e Jesus.
Eva - Conversava com Deus, estava ali com Ele todo dia no jardim, mas não guardou, não confiou no que o SENHOR falou...
Gn 2:16-17:
"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
A serpente vem distorcendo o que o Senhor havia falado:
Gn 3:1:
"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"
Daí nós já sabemos o desenrolar da história, Eva come, peca e ainda leva Adão com ela trazendo morte não só a eles, mas a todos nós também. Porque quando não somos vivificados/avivados para gerar transformação aos demais nós levamos os outros para nossa condenação.
Jesus - Conversava com Deus todos os dias em Espírito, meditava na palavra, a conhecia e não apenas a guardava como também a ensinava.
Certa feita Jesus foi jejuar e foi levado ao deserto.. lá então acontece o seguinte:
Mt 4:2-11:
"E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Dt 8:3)
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. (Sl 91:11-12)
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. (Dt 6:16)
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. (Dt 6:13) Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram."
Jesus ao ter conhecimento da palavra espantou Satanás e foi cuidado pelos anjos, por Ele estar em comunhão com o Senhor e guardar a tua palavra no coração Ele nos trouxe vida e vida em abundância. A vida que Ele gerou é perpessada até os dias de hoje e todos nós iremos provar dela.
Assim é o avivamento, gerado através da palavra do Senhor para transformar nossas vidas, isto é nos confrontar com nossa realidade pecaminosa e gerar arrependimento, contrição para que possamos trazer vida ao povo ao nosso redor.
Bem como Jeremias foi chamado para ser o que clama a Deus pelos ossos secos, João Batista foi a voz que clama no deserto preparando caminho para a vinda do filho de Deus... nós somos chamados para sermos avivados.
Joel 2:28 da um propósito a cada um de nós: idosos, jovens, filhos e filhas... como houve para aqueles profetas e homens de Deus. Hoje devemos estar animados, avivados, cheios do Espírito, anunciando o Evangelho e a vinda do Senhor para preparar caminho como esses homens fizeram... até que enfim veremos a glória do nosso Senhor.
Portanto, o avivamento é mais uma manifestação do amor do nosso Pai que jamais nos abandona. É a chance de retornarmos a Ele e vivermos de acordo com seus propósitos em nossa vida. É ser semelhante a Jesus e seguir todos os seus ensinamentos.
Arrepender-se
Conhecer a Palavra
Servir a Deus
Orar pedindo avivamento
Mantenha-se firme no caminho
Comments