Provérbios 31:12-31
No versículo 12, nos diz que a mulher virtuosa sempre faz o bem e nunca o mal. Isso é algo interessante, porque se somos de Cristo devemos amar nossos irmãos, é assim que devemos agir sempre querendo o bem e nunca o mal. Agindo assim mostramos ao mundo a luz do Senhor.
Vers. 17 " é esforçada, forte e trabalhadora" -> Esforçada quer dizer que ela não esperava somente que Deus fizesse algo por ela, ela mesma ia atras de seus objetivos com fé que Deus a ajudaria vendo seu esforço. -> Forte quer dizer que ela tinha conhecimento da palavra. Parece estranho né? Calma vou explicar. Uma pessoa quando não se alimenta (arroz, feijão...) ela fica fraca, sem disposição, quando ela se alimenta ela fica forte e não é diferente na palavra de Deus. Quando uma pessoa se alimenta (na bíblia diz que a palavra é o alimento) ela é forte espiritualmente.
Vers.20 diz que ela ajuda aos pobres e os necessitados, ou seja, ela tinha bom coração e era abençoada por Deus. Em provérbios 22:9 diz "Quem é bondoso sera abençoado porque reparte sua comida com os pobres", isso já diz tudo.
Vers.25 novamente diz que ela é forte, porém implementa que é respeitada e não tem medo do futuro.
--> Vamos pensar: para uma pessoa ser respeitada em primeiro ela respeita aos outros e em segundo tem uma boa postura em relação a seus atos, afinal ninguém respeita alguem que só faz besteiras. --> Não ter medo do futuro mostra a fé dela em Deus, ela confiava tanto que não precisava pensar no dia de amanhã, ela sabia que Deus ia prover tudo pra ela. Era sábia, sabia esperar e confiar no tempo de Deus para sua vida.
Vers.26 fala que ela possuía a sabedoria e delicadeza que são elementos importantes em um cristão, pois muitas pessoas nos julgam por nossos atos. Com isso, quando agimos com sabedoria e delicadeza é uma forma suave de mostrar que somos diferentes.
Vers.30 diz que ela também temia ao Senhor, que é o mais importante de tudo.
Em vários versículos desse capítulo fala que essa mulher tecia, tecer seria nossa atitudes. Essa mulher tecia roupas para sua família e quando errava... com toda paciência ela voltava e refazia o ponto. Nós temos que por isso em pratica no nosso dia a dia, quando alguem nos irritar, por exemplo, nós o perdoamos e agimos bem, tranquilamente continuamos a falar com nosso irmão, se for o caso, conversamos, falamos com calma que não gostou de tal coisa e tudo ira bem.