"E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo, aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade." -Efésios 4:23-28-
Nos é ensinado nesse trecho da carta a Éfeso que a cultura do Reino é diferente da cultura do mundo. Hoje toda essa relatividade e falta de verdades absolutas na nossa sociedade, acabam comprometendo princípios ideais, e um deles que gostaria de destacar é não roubar.
Talvez você tenha aprendido que roubar em algumas situações pode ser viável, talvez o mundo tenha te ensinado isso, que dependendo da situação, não há erro nenhum em tal pratica, veja Robin Hood, personagem de desenhos e filmes, que roubava dos ricos para dar aos pobres, será isso que tentaram te ensinar? Bom, ao contrário de qualquer cultura mundana, Jesus sempre nos ensina o contrario e nesta carta a Éfeso, esta descrito:
"Aquele que furtava, não furte mais; ANTES TRABALHE, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade"
Aqui nos é ensinado muitas coisas, além de não roubar que é prejudicial ao próximo, nos ensina a ajudar outras pessoas com o fruto colhido através de um bom trabalho de nossas mãos! Nos deixando claro que Jesus coloca em nós habilidades, dons para trabalhar em certas áreas e prosperar, não para nosso próprio prazer, mas para ajudar o nosso próximo e aos necessitados!
Tudo que um cristão recebe de Cristo é para ajudar outras pessoas, pois Deus te abençoa para você abençoar outros. Não podemos viver um cristianismo em que nos formamos, trabalhamos, recebemos nossos salários só para pagar o financiamento da moto, do carro ou da casa, ao contrario, somos chamados para ajudar outros, financiar missões e garantir financeiramente que o Reino de Deus avance, porque tudo que há é dEle, por Ele e para Ele, tudo que recebemos, devolvemos a Cristo em gratidão!
Como o assunto é trabalhe para o próximo, e existem muitas pessoas que não tem recursos financeiros, talvez não tenham saúde suficiente para ajudar outros ou não estão diante de nenhuma ferramenta a disposição dela para cumprir esse mandamento de ajudar o próximo, ainda sim, ela tem uma coisa que pode dar, o evangelho! Porque aquele que é salvo quer salvar outras pessoas, por mais que você não tenha nada em sua vida, você é salvo, você tem tudo! A partir dai você já pode trabalhar para o próximo, levando salvação as casa que não conhecem Cristo!
Sejamos cristãos que seguem essas verdades bíblicas com vontade, e façamos o bem sem ver a quem. O chamado do cristão é trabalhar para o próximo, não roubar, mas garantir que o irmão não passe necessidade, enquanto você recebe abundantemente recursos de Cristo!