top of page

Dinheiro e Felicidade

Luana V. Ouverney

Atualizado: 1 de jun. de 2020


"Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios"

Salmos 37:16

Em primeiro lugar ser honesto com Deus e consigo mesmo é crucial. Falar de dinheiro e honestidade pode te fazer pensar em "não roubar", por exemplo, e é uma ótima linha de raciocínio, porém não é disso que vou falar, sim de sermos honestos em perceber a influência do dinheiro na sua vida.

É muito fácil perceber se você manda no dinheiro ou ele quem manda em você, vejamos:

* Quando você procura um emprego, você procura pensando no tanto de dinheiro ou na felicidade/ satisfação que ele pode lhe proporcionar?

* Quando pensa no futuro, quer ser feliz ou rico?

Bom, existem milhares de formas de te testar para saber se você idolatra o dinheiro ou sabe lidar com ele.

O que quero esboçar aqui é "Você pode ser feliz com pouco dinheiro", "Você pode ser uma pessoa realizada com pouco dinheiro", se você pensa "Ah, mas eu quero ter muito para poder viajar, sair, me divertir...", não estou dizendo que você não pode sair para se divertir, viajar e etc, mas sim que você não precisa esbanjar dinheiro para conseguir tal coisa, você pode ter um ótimo emprego que te pague bem e assim ter condições de viajar e etc, você só não pode (não deve, pelo menos) buscar um emprego que pague muito bem simplesmente pelo dinheiro que ele te oferece e não pela satisfação que tal trabalho vai lhe oferecer e o local ao qual você saiba que trabalhará bem, assim fazendo como se fosse para Deus, como manda a bíblia.

Por fim, quero quebrar esse paradigma que inventaram de que "se eu tiver dinheiro terei felicidade". Isso é absurdo!

 

A felicidade é algo que você escolhe ter ou não, existem muitas pessoas felizes na África, e olha que lá além de não terem dinheiro também não tem comida, nem água, nem roupas descentes para vestir, todavia eles têm Alegria!

 

Nos séculos anteriores não existia dinheiro e as pessoas também tinham felicidade. Sabe por que? Porque elas traziam a felicidade consigo, elas eram felizes por conversar umas com as outras e tinham sua coisas através de trocas... Agora te pergunto e quem só tinha suas plantações, só vivia para comer porque não tinha como trocar nada por "Smartphones de última geração", "Notebook da Apple" e etc (eufemizando a história), estes eram felizes? Claro que sim. Objetos não trazem felicidade, o que traz felicidade é o ser humano. Nota-se isso no nascimento de um bebê, acabou de nascer já faz a família inteira sorrir e se alegrar. Ela não precisou trazer consigo 1 milhão de dólares para fazer sua mãe, seu pai, seus irmãos... felizes, ela apenas nasceu e pelo contrário do que pensam que traz felicidade, ela ainda "chorou". O mundo está com dificuldade de entender que somos os seres mais complexos de toda a terra. Não podemos nos submeter a ser controlados por algum objeto qualquer, nós nascemos para cuidar de animais, plantas e etc (Gênesis 1:29-30), porque somos seres racionais (por mais que as vezes não pareça).

 

A humanidade anseia por felicidade, todavia ainda não aprendeu a buscá-la e a ser feliz apenas/também com o que o Criador fez.

 

Vou explicar segundo a bíblia o que diz sobre um Cristão a respeito de como tratar do seu dinheiro e a função dele na igreja.

Diz que:

* Você entenda que o dinheiro que você ganha, não ganha pela força do teu braço, porém o ganha pela capacidade que Deus lhe dá de trabalhar para tê-lo.

(Deuteronômio 8:17-18)

* Que entenda que não adianta juntar dinheiro a vida toda para ter uma ótima velhice, você pode morrer a qualquer momento.

(Lucas 12:16-22/ 1 Tímoteo 6:6)-8)

* Dinheiro não é maior do que Deus e não pode fazer 1/3 do que Deus faz.

(Mateus 6:24)

* Uma pessoa rica pode ter dificuldade de herdar o Reino dos Céus.

(Lucas 18:24/ Mateus 6:24)

* Não ame ao dinheiro, nem o que ele pode lhe oferecer porque tudo aqui é terreno e aconselha para antes buscar as riquezas do Reino do Céu.

(Hebreus 13:5/ Eclesiastes 5:10/ Mateus 6:19-21)

* O pouco ou a fartura que você tiver, divida, pois você fará isso para Deus.

(Provérbios 19:17)

Funções do dinheiro na igreja:

Começamos a verificar com Malaquias 3:10

"Trazei todos os dízimos acasa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa [...]"

Texto clássico né.

Aqui explica a importante questão: Por que dar dízimo? Para que haja mantimento na casa de Deus. É algo bem simples, não é obrigatório, mas é bom que se faça afinal você desfruta do que a igreja pode te oferecer e também recebe de Deus naquele local confortável que pessoas trabalham com dinheiro mútuo para que haja conforto na casa do Pai.

Em parte seu dinheiro ajuda a existir a igreja, pode parecer algo escandaloso, mas é real, um pastor não tem dinheiro suficiente para pagar a conta de luz altíssima da igreja e ainda pagar: água, manutenção de instrumentos, impostos e etc. É muita coisa, por isso nosso dever é ajudar a casa do Pai continuar a existir pregando a Salvação a todos os que tiverem interesse.

A função da oferta é justamente para pagar eventualidades da igreja, porém existem ofertas comuns e outros tipos de ofertas.

 

2 coríntio 9:7

"Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria."

 

Aqui entendemos que se for para ofertar você deve ofertar com alegria e que a oferta é um propósito do seu coração, ou seja, você não precisa ofertar somente na igreja, se teu coração determinou que quer ofertar ajudando um mendigo, faça assim, caso seja para ajudar missões, procure alguém informado, sites e ajude da forma que seu coração clamar, mas em tudo isso que haja alegria em dar uma oferta.

A questão é que tudo isso vai muito além do dinheiro, você pode ajudar pessoas sem dinheiro nenhum no bolso. Experimente sorrir e dar bom dia para um mendigo, ele vai se sentir importante porque ninguém nunca faz isso com ele, as pessoas querem ser felizes, entretanto esquecem de fazer os outros felizes pensando somente que dinheiro ou bens materiais vão trazer felicidade a alguém e que se não tem isso para oferecer deixam de lado requisitos importantes para alegrar alguém que já vem nela mesma: os 3 sentidos de um corpo perfeito, a fala, o ouvir e o sentir. De qualquer forma, até em oferecer isso tem de ser com alegria, caso não seja, fica com teu dinheiro, com tudo que é seu para você, só lembre de provérbios 19:17 e Mateus 25:40

"Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, e ele nos devolve o bem que fazemos."

"[...] quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."

Então se você não faz, é a Deus que você não faz.

 

Podemos sim ter boas condições financeiras, nada nos impede, desde que teu amor por Deus esteja acima do dinheiro e que nada tome o lugar de Deus na tua vida.

 

Ser rico não é o problema, Jó era riquíssimo, porém Jó sabia como usar o dinheiro a ele atribuído, ele ajudava a todos na sua região, ele oferecia sacrifícios a Deus antes mesmo dos filhos dele pecarem. (Jó 1:5)

A Pergunta é: Para que você tem ou quer ter muito dinheiro?

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Liberdade

bottom of page