top of page

O Cuidado de Deus Pai

Luana V. Ouverney

Isaías 64:8

"Mas tu, ó Senhor, és nosso Pai, nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti."

Se eu subir ao céu, lá estás, se eu descer ao mar, ainda lá estás.

Introdução

Primeiramente o ser humano precisa entender que não importa o que se tem passado aqui na terra, se tem um pai, alguém que o represente ou não. O que importa é que você não é órfão, você não precisa de um Deus que te console porque se sente mal! Você é filho e por isso tem um Pai que cuida de você.

Perceba a diferença: quando dizem que você é órfão afirma-se duas coisas, que você não tem pai e que você é carente. Com esse pensamento é fácil questionar sua fé, você procura um Deus que supra sua carência, ou seja, você inventou esse Deus e agora adora algo invisível.

O mundo acredita que nós somos órfãos porque na verdade eles entendem o vazio do homem em relação ao universo, acreditar que viemos de um erro da natureza (no caso o big bang) sem dúvidas é algo depressivo. E dizer que aqueles que acreditam em Deus são órfãos faz sentido, visto que eles são atormentados pelo vazio recebido do "erro da natureza"; dizer que somos órfãos quer em outras palavras dizer que precisamos de um Deus para suprir nossa depressão interior, por isso entender que somos filhos de um Deus Pai é importante.

Falarei, então, dos cuidados de Deus como Pai.

 

1º cuidado- A vida e a correção

Voltando a Isaías 64:8, no início do verso ele afirma que Deus é nosso Pai e no final que fomos feitos por Ele. Um pai comum dá vida a seu filho certo? Com Deus só é diferente em uma coisa, Jeremias 1:5 "Antes que eu te formasse no ventre te conheci [...]", Deus te conhece muito antes que você se torne um embrião na barriga de sua mãe, ele criou cada detalhe que há em você com uma pitada de amor, tudo em você foi planejado por Ele.

No meio do versículo Isaías diz que nós somos o barro e Deus é o oleiro, o que ele quer dizer com isso? Que o nosso Pai nos molda, que existe um processo de formação, você não é consequência do acaso e não viver sempre da mesma forma. Durante esse processo para que o barro se torne vaso é preciso "acariciar", mas também corrigir e é isso que Deus faz para que você se torne o vaso que Ele planejou que você fosse.

2º cuidado - Formação da moral (dos valores)

As correções fazem parte da formação dos seus valores, entretanto, além disso está o exemplo que nosso Pai nos dá.

Vejamos os atributos de Deus:

Amor: Amai ao próximo como a ti mesmo; (Marcos 12:31)

Justiça: Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça; (Levítico 19:15)

Liberdade: Deus não está preso a sua criação, ele vive em uma dimensão que é própria dele.

Nós não somos deste mundo, temos uma dimensão do nosso Pai nos esperando, por isso como já dizia Paulo (Romanos 12:2) não vos conformeis a este mundo.

Santidade: Ele está longe do pecado e não pode ser contaminado.

Claro que não conseguiremos ser santos como Ele, mas podemos buscar isso.

Tiago 4:7

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Imutabilidade: Deus não muda!

Aqui nosso Pai nos ensina algo que é um princípio dos valores de qualquer pessoa, ter palavra, ter caráter. Isso fica bem claro quando a Bíblia diz : Sede, pois, o seu sim sim, e o seu não não. (Mateus 5:37)

3º cuidado - Presente

Lucas 11:13

"Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem."

Um pai comum pode dar excelentes presentes aos seus filhos, mas Deus nos dá o melhor presente. Ele nos presenteia com o Espírito Santo, sabe qual a função dele na sua vida? É ele quem leva sua oração ao Pai, ele vai habitar dentro de você e estar contigo onde quer que você vá, se você se perder é ele quem vai te mostrar o caminho certo de volta, é ele quem vai te aconselhar quando você precisar.

Sabe como Deus te deu esse presente?

João 3:16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha vida eterna."

Quando Jesus morre na cruz e ressuscita ele nos deixa o Espírito Santo como consolador, ajudador para que assim você alcance outro presente... a vida eterna.

Como agradar nosso Pai?

Josué 1:8

"Fale sempre do que está escrito no livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso."

Só vamos agradar ao nosso Pai se tivermos isso gravado em nosso coração, se tivermos a palavra de Deus em nossa vida, se no nosso dia a dia agirmos segundo o que ela fala que é certo.

Nesse versículo Josué está indo conquistar a cidade prometida por Deus e ele ressalta isso para que o povo não volte a pecar como aconteceu com Moisés que teve de ficar 40 anos no deserto esperando toda uma geração morrer porque Deus já não os considerava como povo dele.

Por tudo isso é importante ter a palavra de Deus em seu coração, meditar nela de dia e de noite. Com todo cuidado de Deus por nós isso é o mínimo que podemos fazer e Deus ainda nos nos diz que se fizermos isso tudo nos irá bem.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O jejum

bottom of page