top of page

O Peso da Glória

Luana V. Ouverney

Romanos 8:17-18 E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Me apropriando do titulo do livro do C.S.Lewis e de suas palavras trazidas nele, bem como de Romanos 8 , escrevo este texto falando sobre o Peso da Glória. Recomendo ambas as leituras!

Primeiramente, vamos observar a palavra glória, Lewis usa como significado: fama e luminosidade, acredito ser esses significados que resumem tudo o que a palavra quer dizer em seus diversos contextos. Nesse sentido, vamos analisar!

 

Glória como Fama

Glória em hebraico é "תהילה", se traduzirmos significa "Fama".

Quando se lê a palavra fama, logo pensamos em status social, pessoas com talentos reconhecidos. Com isso, podemos entender o que à glória tem haver com a fama, visto que ao chegarmos no céu seremos reconhecidos por Deus. - Não sei se dá para você ter noção da complexidade do que estou querendo mostrar, mas é algo muito lindo! - Ser reconhecido por Deus quer dizer, primordialmente, que ele já te conhece, porém agora ele vai aprovar tudo aquilo que você dedicou a ele.

 

"De repente, lembrei-me de que ninguém pode entrar no céu senão como uma criança; e nada mais óbvio numa criança - não numa criança envaidecida, mas numa boa criança - como o seu grande e não disfarçado prazer de ser elogiada [...]"

C.S. Lewis

 

Quando imaginamos o céu segundo as definições ditas na Bíblia, como em Filipenses 3:20-21

"A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso. "

podemos entender à "fama" como uma boa criança, que o Senhor olhará para nós e nos reconhecerá como sua imagem semelhança saciando nosso anseio; podemos imaginar que Ele nos dará um abraço dizendo "Valeu apena, não valeu? Eu disse que ia valer!". Nisso, entramos em Romanos 8:17 "E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também", entendemos que herdaremos o Reino dos Céus como nosso Pai nos prometeu (João 14:2; 1 Coríntios 2:9).

 

Romanos 8:18

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."

 

Primeiramente, falando das aflições deste tempo, é válido citar uma frase da música "Quem nunca" da Kemilly Santos, "O que seria de um vencedor sem suas guerras para lutar?". Acredito que isso define bem as aflições que vivemos hoje, afinal, em tudo vemos que para se conseguir algo bom há de se passar por algo ruim. É assim com filmes, novelas, livros e nossas próprias vidas.

 

Romanos 5:2-4

"Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança."

 

Tanto no livro de Romanos, como em muitos outros, nota-se uma relevância para os tempos de tribulação. É importante lembrar que muitos acreditam que os cristãos esperam as coisas "caírem" do céu em suas mãos - o que não é verdade, pois se fosse assim não haveriam os dias maus tão falados na Bíblia. No entanto, é de grande importância pensar o que leva as pessoas a pensarem nisso; acredito que seja a forma como nos posicionamos nos dias maus, ao invés de nos alegrarmos porque estamos crescendo, nós só sabemos reclamar e isso leva a mentalidade de que queremos que tudo seja do nosso jeito o tempo todo e que idealizamos um Deus que supra nossas vontades - o que não é verdade também. A nossa postura em relação as situações ruins vai dizer muito a respeito da nossa fé e dá glória que queremos receber, Mateus 6:5 fala de pessoas que oravam em voz alta para que vissem como eles eram "espirituais", mas Jesus os chamou de "hipócritas" porque eles faziam isso para receber fama aqui na terra e achavam (talvez) que estavam fazendo algo significativo. O que quero dizer é que não adianta você glorificar a Deus só nos momentos bons e reclamar nos ruins, porque vai estar sendo hipócrita e, infelizmente, não receberá a glória tão esperada no céu que é o reconhecimento, pois já terá sido reconhecido por homens. "Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." - 1 Coríntios 10:31.

Agora vamos analisar à "glória que em nós há de ser revelada". (Romanos 8:18)

Romanos 8:19-23 diz:

"Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo."

A glória que em nós ha de ser revelada é a criatura sendo libertada da servidão da corrupção para a liberdade da glória, e ai entra de novo o nosso anseio como crianças "esperando a adoção e a redenção do nosso corpo". Quando ela for revelada em nós nos tornaremos, enfim, a imagem e semelhança de Deus, sem manchas, sem desigualdades, sem preconceitos. Limpos! Finalmente INCORRUPTÍVEIS. Aquilo que tanto buscamos ( perfeição - fugindo do pecado) nos será dado.

 

Glória como luminosidade

Luminosidade é o mesmo que esplendor.

C.S.Lewis coloca muito bem suas ideias sobre isso, acredito ser essa a melhor parte do capítulo.

 

Apocalipse 2:28

"Dar-lhe-ei a estrela da manhã"

 

O sol é a estrela da nossa manhã e o contemplamos com frequência, mas é isso que Deus vai dar a nós. Dar nos a estrela da manhã significa que "vamos partilhar da glória de Jesus" (site: respostas bíblicas).

 

"Não conseguimos nos envolver no esplendor que vemos, mas todas as páginas do Novo Testamento sussurram umas às outras o rumor de que as coisas não serão sempre assim. Um dia, permitindo Deus, nós entraremos"

"Somos convidados para transpor a natureza, para irmos além do esplendor que ela refletiu"

 

Para mim essas são as melhores frases do livro! Com isso ele faz uma síntese fantástica do que quer falar sobre luminosidade/esplendor.

Pare para refletir o quanto a natureza é linda, o quanto o sol brilha e ilumina tudo.

Nós iremos para um lugar onde o esplendor é bem mais belo do que o que vemos, por isso ele diz "transpor o que ela refletiu", e aqui não podemos nos envolver com a beleza que observamos, mas lá faremos parte dela!

Pensando no quanto o sol brilha tem uma outra frase de Lewis que explica isso muito bem:

 

"Creio no cristianismo como creio que o sol nasce a cada manhã, não apenas porque o vejo, mas porque através dele vejo todas as outras coisas."

 

O que essa frase nos diz?

O sol ilumina a terra e nos faz ver todas as coisas, pois se a terra não tivesse essa luz nós não iríamos ver nada. E ele faz um comparativo com Cristo, que através dele vê todas as coisas. Interessante que ele diz que não acredita no sol, simplesmente, porque o vê, e sim porque através dele vê outras coisas.

Cristo nos convida para viver isso!

Ele nos chama para transpor a natureza com sua beleza, nos convida a viver com aquele que brilha mais do que o sol, quer nos dar corpos incorruptíveis. No entanto, tudo isso não depende dele; o convite já foi feito, o preço já foi pago na cruz para que fosse possível cada uma dessas coisa. A decisão é tua!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O jejum

bottom of page