Oração
Para se relacionar com o Pai é preciso entender o que é ter um relacionamento. Então, vamos a explicação:
Ter compromisso
Assumir um compromisso com Ele é o primeiro passo. E o que isso seria?
Entender que já foi aceito por Ele, por meio da Cruz, e que, por isso, tem livre acesso a Ele.
Você pode procurá-lo, mas também saber que é procurado por Ele... como no Éden, quando Ele descia para conversar com Adão... Ele quer estar com você. Ele te convida para ser a noiva dEle, noiva esta que usa vestes brancas, sem manchas, que prova da glória que Ele tem para oferecer.
Bom... o convite está feito. Você aceita?
Mergulhe Mais Fundo
Se relacionar é mergulhar mais Fundo!
É entender que não basta orar somente pedindo e agradecendo por coisas; é preciso uma conversa.
Ex. do que é "pedindo e agradecendo" :
- Senhor, obrigada por esse dia; porque o Senhor fez isso e aquilo, [...]. Agora Senhor, te peço que abençoe minha casa, minha família, meu trabalho, cure meu amigo [...] .
E quantas vezes não fazemos isso, não é?! As vezes a oração fica até curtinha que é para não "perder" muito tempo de joelhos por causa dos muitos a fazeres.
Ex. do que é uma conversa :
- Pai, obrigada por mais um dia que o Senhor me deu, louvo a Ti porque esteve comigo naquele momento do(a) trabalho/escola/faculdade em que pude me divertir com meus colegas, momento tão bom e agradável que me deste. Agradeço a Ti por ser meu amigo em todas as situações.
Senhor, como pôde ver também tenho alguns amigos que não estão bem, me dê sabedoria para ajudá-los e o que não estiver ao meu alcance faça na vida deles. Em nome de Jesus, amém.
Nesses dois exemplos podemos notar muita diferença.
Uma que está alarmante é: nós deixamos tudo na conta de Deus.
Exemplo:
Pedindo e Agradecendo: "cure meu amigo"
Conversando: "me dê sabedoria para ajudá-los e o que não estiver ao meu alcance faça na vida deles"
Se incluir na história, se incluir na solução, se incluir no propósito faz parte do se relacionar com Deus.
Conversar com o Pai, contando a Ele sobre seu dia não é tão louco quanto beber coca-cola (brincadeirinha, mas é verdade!).
Se relacionar é ter intimidade de dizer ao Pai que está disposto(a) a fazer parte dos planos dEle para a tua vida e para a vida de outras pessoas. É se posicionar como filho, saber conversar e, com isso, ir mais fundo na presença dEle - conhecendo-o cada vez mais e, assim, descobrindo o que é ter novidade de vida dia após dia.
Ouvir
Se relacionar é não somente falar, mas ouvir o que o Senhor tem a dizer, as perguntas que Ele tem a fazer e as respostas que Ele tem para te dar. (Sem contar os segredinhos que Ele gosta de contar ... rsrrs)
Somente falar é um monólogo, não cria intimidade com nada nem ninguém e não é uma conversa.
Entendo que ouvir, por vezes, pode te trazer dúvidas.
"Será que vai vir uma voz do além na minha cabeça?" ou "como faço isso?" ou, ainda "como sei que é Deus?"
CALMA! KEEP CALM
Existem coisas que não planejamos, na verdade, não podemos planejar; elas simplesmente acontecem. É exatamente assim que é ouvir Deus, você não consegue planejar.
Deus não pode ser mandado por nós,ou seja, Ele não vai falar quando quisermos; no entanto, podemos de algumas maneiras ouvir a Ele:
À medida que você busca, você encontra! E quando você dá liberdade ao Espírito Santo, Ele age e fala.
A pergunta a se responder é: Como dar liberdade ao Espírito Santo?
Simples, seu corpo é templo do Espírito Santo, então suas atitudes movem o corpo onde o Espírito habita. Logo, suas atitudes devem condizer com os ensinamentos da Bíblia.
Outrossim, o Espírito também fala de maneira diferenciada.
Ex. Você pergunta sobre namoro, Ele fala sobre chamado.
Isso, porque Ele não fala o que você quer ouvir, mas o que você precisa ouvir. Então, vamos pontuar algumas coisas.
Sobre perguntas
As perguntas que Ele nos faz nunca são para Ele, porque Ele sabe de tudo; mas são para nós.
Bartimeu era cego e clamava a Jesus em meio a multidão, e Jesus o pergunta:
"Que queres que te faça?" - Marcos 10:51
Jesus sabia o que Bartimeu precisava, porém Bartimeu precisava reconhecer o que precisava para ser curado porque a fé dele o salvaria.
Jesus quer nos levar a entender a grandiosidade do que é se relacionar com Ele, não é somente Ele dizer " se curado" ou "levanta-te e ande" é você fazer parte do processo. Mas, para isso, algumas vezes Ele te faz perguntas para te levar a reconhecer o precisa; ai, então, você é curado.
Sobre respostas
Mateus 7:7
"Peçam e receberão. Procurem e encontrarão. Batam e a porta lhes será aberta. Pois todos os que pedem, recebem. Todos os que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta”
Se você buscar intimidade com Ele, você conhecerá os maiores segredos. Você terá respostas incríveis. Você conhecerá o que ainda enxerga.
O detalhe é Eclesiastes 3, para tudo há um tempo determinado. As respostas nem sempre virão no tempo que você, porque -como já disse antes- nós não podemos mandar em Deus; é no tempo dEle, pois, "Ele não fala o que você quer ouvir, mas o que você precisa ouvir" e para isso há um tempo certo.
As respostas podem vir de uma revelação pessoal, da bíblia, de uma pregação ou até mesmo de um amigo (as vezes queremos mistificar tudo, achar que vai vir vozes, sinais e Deus fala através de uma conversa, um amigo que vai te aconselhar..). Por tudo isso, esteja ligado!
Nosso Deus é simples e Ele vai falar da maneira que você entenda.
Não fique se baseando somente nas experiências de outras pessoas, viva a sua e viva com intensidade. Tem coisa que é pessoal seu com Deus, assim como em um relacionamento entre um casal.
Você é a noiva que Cristo está prestes a vir buscar. Busque intimidade com seu noivo para que no dia do casamento seja uma festa incrível e eterna.