top of page

Aflitos.

Foto do escritor: AdmAdm

Atualizado: 1 de mai. de 2020

Jesus disse em um encontro com seus discípulos que no mundo eles passariam por aflições, mas que deveriam ter bom ânimo, pois Ele havia vencido o mundo!

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo"

João 16:33.


Jesus retrata nos versos anteriores de João 16:33 que não deixaria os seus filhos desamparados, mas que o Espirito dEle nos acompanharia; consolando, santificando e nos dando força em meio as aflições que passaríamos em nossa vida, até que Cristo voltasse para buscar a sua igreja.


Mas afinal, que tipo de aflições passaríamos aqui na terra?


Usaremos o testemunho de Cristo no deserto como resposta em 3 pontos, pois há quem ache que aflições sugere somente problemas físicos que estarão presentes na vida de um Cristão, tais como doenças, catástrofes mundiais, dificuldades profissionais, sentimentais e etc. Sim! Porém, há um problema maior que todo cristão será afligido durante toda sua vida que você descobrirá agora.


O deserto e o mundo.



Em Lucas 4 diz que Cristo levado ao deserto pelo Espirito, foi tentado durante 40 dias pelo inimigo. Esse cenário foi o mais propício para expor todas as necessidades humanas de Cristo enquanto encarnado aqui na terra. Em jejum, o deserto conseguiu maximizar suas necessidades básicas, tais como sede, fome, temperatura ideal do seu corpo (Não se alimentar em um ambiente confortável com certeza é muito diferente de um lugar desfavorável. ). Algo parecido com o mundo que com a evolução de tecnologia e avanço cultural conseguem cada vez mais aumentar a necessidade do ser humano de querer ser saciado, pois cada vez mais coisas são criadas, mais vazio e dependente as pessoas se tornam.

O deserto e o mundo assemelham-se muito quando pensamos em ambientes que conseguem expor a necessidade do ser humano.


Tentações e aflições.



Com o deserto e o mundo nos dizendo o que "precisamos" para sermos felizes, assim, em uma tentativa de nos saciar, existem as vontades criadas pela nossa própria carne e o inimigo tentando impor soluções para resolvermos esses problemas. Como foi com Cristo em meio ao deserto assim será conosco enquanto não tivermos um corpo glorificado (sempre sentiremos essa vontade carnal de saciar nossas necessidades de maneiras explícitas) e acostumados com um mundo tão imediatista, geração Ifood, Uber, entre outros, acabamos por querer criar atalhos para saciar nossas necessidades e obter: prazer.


Perseverança e Ânimo.



Jesus não tentou criar esse escape, essa forma de saciar suas necessidades, ao contrario, foi perseverante no proposito que Deus lhe havia dado. Ânimo significa excesso de determinação diante de uma circunstância perigosa; coragem. Cristo não olhou somente para sua necessidade e nem se deixou levar pela tentação do nosso inimigo, mas teve de bom ânimo, coragem, para vencer e ser perseverante durante os 40 dias.


Com isso, aprendemos que:


Aflições estão além de problemas físicos, catástrofes mundiais e doenças; em grande parte implicam em ser espirituais. Um ser humano ao aceitar Cristo como seu salvador, automaticamente terá uma vida de aflições, pois ele será filho de Cristo, mas continuará vivendo num corpo inclinado para carne.

Precisamos conviver com esse fato e ter bom ânimo, perseverança para vencer como Cristo venceu. Tudo o que foi dito em João 16:33 Ele viveu durante 40 dias de forma intensa, e nós viveremos isso não apenas 40 dias, mas uma vida toda até irmos a eternidade.


Vivemos em um deserto chamado mundo, que nos é expostas todas nossas necessidades, existem aflições que são as tentações e vontades carnais por termos uma natureza pecaminosa, porém se tivermos bom ânimo e perseverar, passaremos pelo deserto e seremos vencedores, pois alguém já venceu para nos mostrar que é possível!


Que Cristo ilumine a todos vocês!


Texto: Richard Costa

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O jejum

Comentarios


bottom of page