Marcos 10:51-52
"E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça?
E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.
E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."
Toda vez que Jesus curava antes ele perguntava "o que quer que eu te faça?" e dizia, logo em seguida da cura, "vai, a tua fé te salvou".
Sabe o que isso quer dizer? Que Jesus estava basicamente falando "eu quero fazer, só depende de você".
Só depende de você porque quem precisa de algo é você, por isso diga a Ele o que você precisa. Só depende de você porque a fé é sua, então acredite que Ele vai fazer. Em Hebreus 11:1 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que nós não vemos, mas que esperamos. Temos que acreditar na cura antes mesmo de vê-lá!
Marcos 11:23-24
"E, com toda a certeza eu vos asseguro, que se qualquer pessoa ordenar a este monte: ‘Levanta-te e lança-te no mar, e não houver dúvida em seu coração, mas crer que se realizará o que pede, assim lhe será feito’. Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá."
Ou seja, você diz a Deus o que precisa crendo que Ele já te deu. Explicando melhor, vou dar o exemplo de Marcos 10:51-52:
Jesus pergunta a Bartimeu o que ele quer e, logo, este o responde que quer ter vista novamente. Contudo, vamos analisar o verso 46 e 47
"Chegaram pois a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, e mais uma grande multidão, estavam deixando a cidade, o filho de Timeu, chamado Bartimeu, que era cego, estava assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Assim que ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”."
Bartimeu estava no meio da multidão e viu que Jesus estava passando, Ele podia ficar sentado e dizer "Ele é Deus, sabe o que eu preciso.. vou esperar ele vir até mim", porém ele tomou uma atitude de fé - em meio a multidão gritou Jesus.
Através dessa atitude ousada e inovadora ele foi curado e toda sua vida mudou, agora ele tinha possibilidades que antes não existiam - ele pode ver cores e o sol nascendo - e é assim que Deus quer trabalhar em nossas vidas, através de atitudes ousadas partidas de nós em um ato de fé no Cordeiro. Só depende de você!
Eu acabei de escrever (em dois parágrafos acima) "Ele podia ficar sentado e dizer "Ele é Deus, sabe o que eu preciso.. vou esperar ele vir até mim" ", hoje Cristo não anda mais entre nós (na terra), porém Ele habita dentro de nós. Por isso, não teria como fazer o que Bartimeu fez, o modo de encontrarmos Jesus atualmente é a oração. Ainda assim, é muito comum ver pessoas se perguntando: Por que tenho que orar se Deus sabe de todas as coisas?
Vou responder essa pergunta.
Porque Ele quer relacionamento contigo e não existe relacionamento sem conversa.
Ex. Falar sobre sua vida, pessoas ao seu redor, retrucar sobre suas preocupações, pedir ajuda, agradecimentos, receber conselhos, ...
Muitas pessoas dizem "Ah, mas Ele já sabe tudo para que falar de novo?". Porque Ele gosta de ouvir você falar, ele gosta de ver a partir da sua visão. Um ótimo exemplo é ver o que você pensa sobre algo que para você é fácil e para um amigo é muito difícil, sua visão vai ser simples sobre aquilo e provavelmente você vai dizer "Isso nem é tão ruim assim"... não é tão ruim para você que sabe como lidar com aquilo, para o amigo que enxerga a situação com dificuldade, ela se torna um monstro de sete cabeças. O mesmo é com Deus, Ele vê de forma diferente de nós. Ele quer saber como você vê e o que você espera dEle porque isso é relacionamento.
Porque Ele quer ver sua atitude, sua vontade e seu prazer nele.
Seria muito fácil viver como o mundo diz que os cristãos vivem "esperando as coisas caírem do céu" - o Maná caiu porque o povo estava no deserto a mando de Deus, precisou-se de uma forma de provisão, em outras ocasionalidades o povo trabalhava para comer. Então seria muito fácil ser cristão esperando que Cristo só faça algo e não tenhamos ao menos o prazer de falar o que esperamos dele... devo te lembrar que Deus nos criou para o adorar em espírito e em verdade e não para sermos sangue-sugas. Assim como Ele morreu por nós na cruz nossa missão, hoje, é morrer para o mundo e viver para Ele (como diria a música "só quero retribuir o Teu amor que me alcançou"). Ele já fez muito, não queira que só Ele fique fazendo, se associarmos esse relacionamento a um de casamento vamos entender bem que se só uma pessoa faz aquilo se torna muito ruim e o relacionamento vai se acabando e perdendo a graça.
Ao orar você mostra sua atitude de tirar uma parte do seu dia para se relacionar diretamente com o Pai e sua vontade e prazer em fazer isso.
Porque temos exemplos bíblicos de que devemos fazer isso.
Do Novo ao Antigo Testamento, vemos o povo clamando ao Senhor e Ele atendendo as orações. Vemos assim: milagres, mar sendo aberto, muralhas caindo, gigantes sendo derrotados, fé sendo fortalecida, reis sendo levantados e tantas outras coisas. Esses relatos se tornam ainda mais significantes para nossa oração quando Cristo nos fala que nós poderíamos fazer muito mais do que o que Ele fez, isso requer sem dúvidas muita intimidade e já está claro que intimidade só se ganha com relacionamento, e relacionamento é oração - vida com Deus.
O fato é que oração é base do cristianismo, não tem como uma pessoa servir a Cristo, fazer parte do corpo de Cristo se ela não ora. Só ler a bíblia não é suficiente. Só ir a igreja não é suficiente. Temos que orar. Temos que falar com o Pai, do contrário não faz sentido se autodenominar cristão.
Se você só lê a bíblia, você é um bom leitor como qualquer um. Se você só frequenta uma igreja, você é um bom religioso como qualquer um. Agora, se você ora, você vê montanhas se moverem, mar se abrir, paralítico andar, você vê o impossível acontecer.
OBS!! é claro que ler a bíblia e frequentar uma igreja são coisas extremamente importantes e indispensáveis. Minha intenção aqui é te mostrar a importância da oração e que sem ela outras coisas não tem sentido. No entanto, se você só orar e não ler a bíblia e etc também não faz sentido. O ideal é o conjunto de tudo isso.
Seja ousado(a) em entregar-se ao Pai. Ele te ouve e te vê, no entanto quer se relacionar com você. quer conhecer os seus segredos e te contar segredos. Quer te mostrar que seu fardo, ao lado dEle, fica mais leve. Quer conhecer seu olhar sobre situações e te mostrar o dEle. Quer te mostrar o que é a esperança da glória e de um futuro melhor. Quer te dizer que você é mais do que vencedor(a) em Cristo, que o/a amou a ponto de se entregar em uma cruz - não tendo pecados- para te limpar do peso do seu pecado e da inimizade criada do homem (por meio de Adão) para com Deus.
Tenha fé nesse Deus maravilhoso que te ama e cuida de você de uma maneira tão especial e única.
Hoje Ele te pergunta: O quer que eu te faça?
Só depende de você!
Comments